A imagem acima corresponde ao hexagrama 23 (PO) do livro das mutações, I Ching.
E o que isso tem a ver com o planejamento da viagem do Caminho da Fé ?
Primeiramente, eu não sou expert no assunto do I Ching, e muito menos recorro ao livro com frequência.
Salvo engano, essa é a segunda vez nesse ano que faço uma consulta sobre um determinado assunto. Na primeira foi sobre a dúvida na compra de um carro ou não. Depois de jogar as moedas (on line) o I Ching recomendou que eu poderia comprar o veículo sem receio. Assim o fiz, e estou muito satisfeito com a decisão.
Desta vez, a consulta foi relacionada ao Caminho da Fé.
Já faz algum tempo que tenho andado muito irritado, desmotivado e com a paciência a nível zero.
Isso se chama estresse.
A decisão sobre fazer o Caminho da Fé está em tentar reverter todo esse quadro. Espero com a viagem colocar a mente em estado de repouso e desta forma tentar colocar tudo em seu devido lugar. A minha fé em Nossa Senhora Aparecida também precisa ser renovada, pois ela sempre me ajudou nas horas difíceis.
Essa é a palavra.
Perder a fé, significa morrer por dentro.
Voltando ao I Ching, diante dessa situação que me encontro, pensei em antecipar a viagem para a semana que vem. Fiz essa pergunta ao livro das mutações. "Seria positiva a ideia de antecipar a viagem?"
A resposta veio com o hexagrama 23 (PO).
A interpretação das respostas me parece muito clara, chega a ser até assustadora.
Parece que o livro ouviu ou leu meus pensamentos e veio com a resposta para a minha dúvida.
Abaixo, as partes mais importantes do texto:
PO
Desintegração
livro primeiro:
Acima: Ken, A Quietude, Montanha.
Abaixo: K'un, O Receptivo, Terra.
DESINTEGRAÇÃO.
Não é favorável ir a parte alguma.
"Esta é a época do avanço dos inferiores, que estão prestes a expulsar os últimos homens fortes e nobres.
Sob tais circunstâncias, decorrentes do ciclo em andamento, não é favorável ao homem superior empreender coisa alguma. A atitude correta nessas épocas adversas deve ser deduzida das imagens e seus atributos. O trigrama inferior significa terra, cujo atributo é a docilidade e a devoção. O trigrama superior significa a montanha, cujo atributo é a quietude. Isso sugere a aceitação da época adversa, mantendo-se a quietude. Não se trata aqui de uma iniciativa humana, mas das condições do ciclo em vigor; estes ciclos, seguindo as leis celestiais, alternam o aumento e a diminuição, a plenitude e o vazio. Não é possível se contrariar essas condições do tempo e por isso não é covardia, e sim sabedoria, submeter-se, evitando a ação."
Segundo essa parte do texto do hexagrama 23 é muito clara a resposta para a minha pergunta. Vou tentar me controlar ao máximo e seguir a programação da viagem para o início de agosto.
Que Deus me ilumine!
Nenhum comentário:
Postar um comentário