sábado, 6 de outubro de 2012

Águas da Prata

Portal em homenagem ao Caminho da Fé


O Caminho da Fé nasceu em Águas da Prata. De acordo com o site oficial a ideia surgiu após um dos organizadores ter percorrido o Caminho de Santiago de Compostela na Espanha. Inspirados pela rota milenar européia Almiro Grings, Clóvis Tavares de Lima e Iracema Tamashiro resolveram criar a versão brasileira. O caminho foi inaugurado em 2003 e no ano que vem completará 10 anos de existência. Na cidade existe uma sede que dá suporte aos peregrinos. Funciona como ponto de apoio, pousada e administração do CF. Logo que cheguei fui muito bem recebido pela Dona Tina e pela Ariane. A primeira cuida da zeladoria do imóvel e recepção dos peregrinos enquanto que a segunda cuida da parte administrativa. 

Em poucos minutos de conversa já fui me sentindo em casa. A Dona Tina adora conversar e fui logo contando as aventuras de São Carlos até ali. Enquanto conversava aproveitei para limpar e lubrificar a bicicleta. O câmbio estava um pouco desregulado e as marchas entravam com certa dificuldade. Uma regulagem simples resolveria o problema. Fui orientado a despachar um pouco de bagagem, pois a partir dali o peso iria fazer muita diferença. Eu estava cansado e com fome e extremamente ansioso para conhecer aquela cidade agradável. Com a máquina fotográfica em punho saí para desbravar Águas da Prata. Primeiro um passeio pela igreja matriz, a dois quarteirões da sede. Depois fui em direção à estação de trem, passando pela rodoviária e por um jardim onde tinha uma bela fonte de água mineral. Eu fiquei admirado pela limpeza e organização da cidade. Para não perder o costume procurei uma lan house para atualizar o relato no livro de visitas. Para minha surpresa a net funcionava dentro de uma casa lotérica, aproveitei e fiz um joguinho da loteria esportiva. Tudo resolvido, voltei em direção à casa dos peregrinos.

A essa altura já eram 17:00 h e eu não havia almoçado ainda. Perguntei para Ariane sobre um lugar para almoçar, ela me indicou uma churrascaria chamada Apaloosas. O bom é que eles tem um serviço de transporte que busca e traz de volta os peregrinos até a sede. Liguei e fiquei esperando o pessoal vir buscar. Naquele momento a sede estava cheia, muitas pessoas entrando e saindo. Se não me engano estava ocorrendo uma reunião entre a diretoria e alguns representantes das prefeituras que abrangem o CF. Foi nesse momento que conheci o Sr. Clóvis, um dos organizadores. Conversamos rapidamente no hall de entrada e logo ele entrou para a reunião. Quando a van da churrascaria estava quase pra chegar conheci um peregrino que acabara de chegar. Fiz questão de convidá-lo para almoçar comigo, àquela altura já era hora da janta, e fiquei satisfeito por ele ter aceitado. Tratava-se do Pedro, um peregrino de Brasília de 59 anos. Ele estava fazendo o caminho pela segunda vez, e agora vinha de bicicleta. Da outra vez ele fez a pé na compania de uma amiga de trabalho. 

Quando a van chegou em menos de 10 minutos já estávamos na churrascaria. Foi uma indicação certeira da Ariane. Um lugar amplo, um buffet frio com muitas opções e o preço camarada. Apenas $ 23,00 o rodízio completo. Quem optasse por meio rodízio pagava $ 17,00 e quem quisesse apenas o buffet de saladas com direito a uma porção de carne desembolsava $ 13,00. Quem estiver em Águas da Prata pode ir que vale muito a pena. Eu sou mais fã de salada, queijos, azeitonas, palmito, cogumelos do que propriamente da carne. Repeti três vezes a salada acompanhada por fatias de picanha e mais nada. Pedi uma cerveja e o Pedro me acompanhou. Depois de duas horas de comilança solicitamos a van e fomos embora. Quando chegamos na sede já passava das 20:00 horas e não havia mais ninguém. Eu estava motivado para seguir a viagem, era a primeira vez que teria compania no Caminho da Fé. Acordamos bem cedo no dia seguinte, tomamos café, nos despedimos de Dona Tina e seguimos viagem rumo à Andradas.


Fotos

Chegando na cidade de Águas da Prata

Casa dos peregrinos, sede do Caminho da Fé

Mapa do CF

Vista de trás da igreja matriz

Jardim nos arredores da igreja

Igreja matriz

Igreja matriz e jardim frontal

Tudo muito bonito e bem cuidado

Corredor central 

Vista do altar. N.S.Aparecida ao centro

Imagens de Nossa Senhora e Cristo

Imagem de São Francisco de Assis

Estação de trem

Bilheteria e telegrama

Câmara Municipal

Chafariz no meio do lago

Fonte de água mineral

Estação de exercícios para idosos

Placa indicando como usar os aparelhos

Rodoviária

Estação de trem

Dona Tina e Pedro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;